Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Cheguei até aqui.. e agora como continuar?

Tantas pessoas tomam a decisão de mudar de vida e começar a frenquentar a uma igreja, como falam "Aceitar a Cristo", "virar crente". Mas tem uma coisa que tem chamado a atenção, muitos começam no entanto poucos continuam firmes na escolha que fizeram. Então o que fazer para continuar na caminhada da fé?
Como permanecer até o fim e fazer cumprir em sua vida o versículo em que Paulo diz "Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé!" (2Timóteo 4:7)?

Como a Bíblia Sagrada é o nosso guia então a partir dela vou fazer uma pequena lista de sugestões para ajudar na sua caminhada cristã.

Depois que você veio para a igreja, ouviu a palavra e decidiu mudar de atitudes. Morrer para as coisas do mundo e viver segundo o que a Bíblia instrui, é importante continuar com essa decisão todos os dias.

1) Faça amizades desse meio social, ou seja, na igreja. Provérbios 13:20 "Aquele que caminha com os sábios será cada vez mais sábio, todavia aquele que acompanha os tolos, será destruído."; Salmos 119:63 "Associo-me a todos os que te temem e observam tuas ordenanças." E faça amizades com todas as faixas etárias, assim irá aprender com todos.

2) Leia a Bíblia diaramente.  Pois é a partir delas que vamos conhecer mais de D'us e ouvir o que Ele tem nos dizer (sem correr risco de profetadas) ‘Quão preciosos são os teus pensamentos! Ó Deus, a quanto ascende a soma deles!’ (Salmos. 139:17). E quando tiveres dúvidas, não peça conselhos a qualquer pessoas mas recorra a Bíblia Salmos 1:1-2 1Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores. 2Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!

3) Leia livros evangélicos. Se você gosta de ler, mude suas leituras seculares por leituras que irão edificar e acrescentar o teu conhecimento e caminhada cristã, sobre família, fé, cura, relacionamentos, milagres, espírio santo, Jesus.... É uma forma de ocupar a mente com coisas boas. "Você é o que lê"

4) Assista filmes evangélicos. Hoje em dia já existem vários filmes evangélicos, que são ótimos de assistir e que pode ser visto por todas as faixas etárias, com amigos, família, até mesmo na igreja em eventos diferenciados. Por Exemplo: "A paixão de Cristo", "Deus não está morto", "Em seus passos o que faria Jesus?", "Desafiando gigantes", "A prova de fogo", A virada", "A filha do pastor", "Stand Strong" ...

5) Ouça músicas evangélicas/gospel. Música é uma coisa que entra em nossa mente de uma forma inexplicável. Então procure ouvir louvores que adorem a D'us, que te aproxime a Ele. Mude o hábito de ouvir músicas seculares que só te distraem do teu foco. Na verdade quando você vem para igreja, logo perde o gosto pelas músicas seculares, pois percebe que elas são vazias, e são mesmo, porque não tem o toque do Espírito Santo nas palavras ditas. Assim como a Bíblia foi inspirada pelo Espírito Santo de D’us, o verdadeiro louvor é também inspirado pelo Espírito Santo de D’us. O livro de Salmos são cânticos, a bíblia fala sobre os levitas... Então procure sempre achar músicas que enalteçam ao Rei dos reis, Senhor dos senhores. Salmos 92:1-2 "Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 2 Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todos as noites a tua fidelidade;"

6) Orar, jejuar, consagrar. É estranho falar isso, porque isso são regrinas básicas para ter contato livre e mais íntimo com o Espírito Santo. Mas sempre é bom relembrar. A oração é uma conversa franca, sincera, que pode ser no quarto sozinho em voz alta, mas é uma forma de falar com seu melhor amigo. O jejum é uma forma de abrir mão das coisas que o corpo precisa para que o Espírito se torne mais forte. Jejum não precisa ser só de comida, mas pode ser de algo que o corpo precise (só não faça jejum de higiene pessoal por favor.) por exemplo: trocar o uso das tecnologias por leitura bíblica por um tempo determinado. Fique sem falar mal de outras pessoas, troque por elogios e palavras boas (é um início de caminhada para mudarmos antigos hábitos seculares) Pr. Lucinho Tipos de Jejum vídeo.

7) Vá em eventos organizados pela igreja. Ir em congressos, shows evangélicos, palestras para solteiros, casais... retiros de jovens... Para estar em lugares diferentes mas com o mesmo objetivo, aprender mais de D'us e conhecer mais pessoas cristãs.

8) Faça cursos como discipulado, Teologia (básica, média já são válidas), estudos bíblicos (células como alguns dizem), Escola Bíblica Dominical. Procure aprender sobre e com a Bíblia da forma correta, com alguém que seja apto para ensinar.

9) Aplique, viva, a fé, a esperança, diariamente em tudo. Quanto mais você crer mais as coisas irão melhorar, mais elas vão acontecer e isso aumenta na sua experiência, amor e gratidão a D’us. 

10) Lembre-se todos os dias do Primeiro Amor, do que te fez tomar essa decisão que transformou tua vida por completa.  Conquiste e seja conquistado diariamente por este amor infinito e tão misericordioso, essa paz que excede o entendimento, que só pode vir de um D’us tão grandioso, amoroso e justo.

11) Agradeça sempre. Pela oportunidade de ter nascido de novo, de ter conhecido esse evangelho que transforma para melhor. Permaneça sob os cuidados, proteção e dependência do Senhor, o amando e sendo seu amigo, o obedecendo. "Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”. (Salmos 50:23)
 Então, por mais difícil que seja a caminha, como Jesus disse que seria, “no mundo terei aflições, mas tendes bom ânimo”, não desista, você já é um vencedor e sabe onde buscar força para continuar vencendo todas as batalhas


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3.16-17