Páginas

sábado, 6 de setembro de 2014

Deixa Ir

"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? 
E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus." (Mateus 19:16-23)

Essa história bíblica é muito conhecida e há outras aplicações e estudos nela.
No entanto hoje quero observar de outro ângulo. Não a atitude do jovem rico, mas a atitude de Jesus.

No trecho "E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se" e depois continuando "Disse então Jesus aos seus discípulos"

Notamos aqui muitas ações. Melhor falar em tópicos:
- O jovem ouviu
- O jovem saiu (deu as costas ao que ouviu)
- Jesus permaneceu onde estava
- Jesus aprendeu e ensinou com a situação 

  Trazendo para a nossa realidade. 
  Há pessoas que se aproximam de nós, nos conhecem, dialogamos, temos a oportunidade de falar a elas sobre o que pensamos sobre algo, tentando mostrar algo melhor a elas.
  Mas depois de tudo que ela ouve, ela não concorda plenamente e acaba se afastando, fala: - Bom não é bem isso que eu pensei, to legal do jeito que estou e vou procurar minha turma.

  No entanto tem gente que mesmo assim vai atrás e insiste para ela ficar, há casos que não é a melhor ação. Podemos observar o que Jesus fez, ele permaneceu com os seus discípulos, ao contrário de ir atrás, pois há pessoas que é melhor se afastar para acabar não te prejudicando.
 Afinal aquele jovem ouviu tudo, mas não aceitou, tem pessoas que ouvem o que você tem a dizer, mas não aceita, não concorda; então permita que ela vá, faça um bem para ela, dando a liberdade de escolha e faça um bem para ti mesmo, evitando problemas futuros
  Vemos algumas amizades que acontecem isso, alguns relacionamentos amorosos, algumas sociedades de negócios... enfim, onde apenas um se esforça para manter as coisas em ordem, e outro quer mais correr daquilo... isso faz mal para ambos.

  Há pessoas que precisamos deixar que se afaste de nós antes que nos cause algum dano, seja ele material ou espiritual. 


  Seja livre do medo da solidão, permita a liberdade de escolha da outra pessoa e permaneça na tua posição que sempre esteve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário